Toxicológico

O que é o exame toxicológico?

O exame toxicológico tem o objetivo de constatar se algum colaborador teve contato, via uso ou exposição a substâncias tóxicas nos últimos 90 dias, ou até 180 dias anteriores. O exame se tornou mais popular devido sua importância para renovação ou emissão da carteira de habilitação de motorista.

O exame pode ser solicitado pela empresa, se caso algum de seus funcionários esteve exposto à substâncias nocivas para a saúde, com alto teor de toxidade.

Quando o exame toxicológico é obrigatório?

Além de ser obrigatório para obter a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias C, D e E, o exame toxicológico também é exigido na hora de admitir funcionários que vão trabalhar com transporte.

Isso é definido de acordo com a Lei 13.103, também conhecida como “Lei do Caminhoneiro”, estabelecida em 2015 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Ou seja, quando um empregado for assumir uma função como motorista de ônibus, de caminhão ou de carreta ou ainda, for operar máquinas e empilhadeiras, será necessária a realização do exame.

Além disso, para uma proteção completa tanto da empresa quanto do empregado, esse exame é realizado na admissão, de maneira periódica e na demissão.

A periodicidade do exame é de 2 anos e 6 meses segundo a nova Lei Federal nº 14.071 de 2020. Assim, é possível garantir a segurança na realização das atividades, preservando a saúde do colaborador para que este possa realizar suas tarefas sem influências.

Tem dúvidas sobre o assunto?
Converse com nossos especialistas e encontre a melhor solução.

Perguntas Frequentes

Quais as principais toxinas encontradas?

Os exames toxicológicos podem encontrar todo tipo de substâncias. Drogas como maconha, haxixe, anfetamina, LSD, crack, cocaína e morfina, são as mais encontradas.

O exame toxicológico detecta álcool?

Não. O exame toxicológico não tem como viés, detectar uso de bebidas alcoólicas, deve-se pedir uma análise sobre quantidade de álcool no sangue.

O exame toxicológico detecta antidepressivos?

Este exame não detecta uso de antidepressivos ou anabolizantes. Para encontrar uso destas substâncias, é necessário outro tipo de exame, verificando o uso cotidiano.

Por que regularizar a minha empresa?

Estar dentro das normas legais da segurança do trabalho, faz com que sua empresa seja referência no mercado. O não cumprimento pode acarretar em graves multas e problemas em seu CNPJ. Manter o colaborador seguro, é valorizar a saúde de sua empresa.

Se identificou com a nossa marca? Nós cuidamos da sua!

 Para conhecer a lista completa de serviços de Medicina e Segurança do Trabalho disponíveis, você pode pedir uma cotação personalizada. Porém, separamos aqui alguns serviços mais buscados por quem deseja deixar sua empresa em dia. 

Conheça outros serviços da D+ Saúde

 Para conhecer a lista completa de serviços de Medicina e Segurança do Trabalho disponíveis, você pode pedir uma cotação personalizada. Porém, separamos aqui alguns serviços mais buscados por quem deseja deixar sua empresa em dia. 

Fale com a gente
no Whatsapp

Ao enviar meus dados estou de acordo com a política de privacidade.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.